10ª edição – Chavo

Chavo está no meio CH desde 2005 participando primeiramente do FUCH. Quando o Fórum Chaves foi criado, passou para lá, onde se fixou. Hoje é moderador dos sub-fóruns mais importantes do FCH: o DDNL e Fonte dos Desejos e é o décimo entrevistado do Furtado Entrevista.

1 – Cite o seu nome completo, data e local de nascimento.
C: Meu nome completo é Rafael Zaniolo Felício e sou nascido na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo, no dia 26/02/1991, sob o signo de Peixes… Digo, acho que já está bom! (risos).

2 – Você é moderador dos sub-fóruns mais importantes do Fórum Chaves, é tranquilo o trabalho?
C: Hoje, posso dizer que é, pois gosto bastante do que faço lá. Mas fiquei bem apreensivo em julho do ano passado, quando resolvi me candidatar… É natural ficar nervoso e meio inseguro nessas situações, mas procurei demonstrar isso o mínimo possível. Se eu deixasse o pessoal notar a minha tensão, creio que eu não teria vencido aquelas eleições tão facilmente. Em novembro, durante a reeleição, as coisas foram bem mais tranquilas.

3 – Acompanha as séries desde quando?
C: Desde os anos 90, mas não faço a mínima ideia de uma data mais precisa… Já com o meio CH, me envolvi em 2005.

4 – Quem você considera o melhor usuário do meio CH (não só falando de fóruns)
C: Cara, tanta gente contribuiu pro meio CH e ainda contribui… Fica bem difícil responder essa pergunta, mas vou escolher o Fábio Barbano. É um dos maiores conhecedores dos trabalhos do mestre Bolaños que eu já vi durante a minha longa estrada nesse meio.

5 – Já participou ou participa do FUCH?
C: Já. Entrei lá em 2005 lá e participava com uma frequência boa, mas um tanto discretamente, sem ser tão notado. Aliás, agora mesmo eu acabei de encontrar um tópico sobre a minha volta ao FUCH, em janeiro de 2008 (risos). Mas então… Em 2009, com a cisão dos fóruns, resolvi partir pro Fórum Chaves e tenho certeza que fiz a escolha certa. Atualmente, participo do FUCH bem esporadicamente. Andei fazendo umas postagens lá esses dias.

6 – Já se envolveu em alguma polêmica?
C: Que eu me lembre, bem poucas… Na verdade, não foram bem polêmicas e sim algumas discussões. Mas nunca precisei usar subterfúgios de baixo calão ou pejorativos nessas situações e acho que foi isso foi uma das qualidades que me fez ir ganhando destaque, aos poucos. Eu sempre tive uma boa paciênca e evito ao máximo arranjar encrenca, mas se levarem a coisa pro meu lado… Fu***! (risos).

7 – Quais são seus outros interesses? Tens algum hobby?
C: Comer, dormir, sair, conversar, curtir, namorar, tomar umas… Enfim, coisas que qualquer pessoa da minha idade gosta (risos). Hobby também tenho vários, mas destaco a natação, a fotografia, a leitura e o vício em palavras cruzadas.

8 – Qual foi o primeiro site CH que você conheceu?
C: O Tinha que ser o Chaves!, do Igor Barros, em 2005. Era um site interessantíssimo pois tinha muitas curiosidades, informações e imagens raras pra uma época onde muito se desconhecia sobre CH.

9 – O que você acha do Fórum Chaves? E do FUCH?
C: O FCH como um todo é excelente. Temos usuários muito bons lá, uma enorme gama de informações e tínhamos uma grande diversidade de conteúdo, tanto de CH como alheio a CH. Só é uma pena que perdemos quase tudo devido a ameaça desses projetos de lei ridículos que visam eliminar conteúdos distribuídos pela Internet. Já o FUCH eu não posso falar muito pois o visito bem raramente, mas vou ser sincero: prefiro o Fórum Chaves. Praticamente todos os meus amigos e colegas estão lá.

10 – Qual é o seu personagem preferido em Chaves?
C: Meus personagens favoritos são Quico e Madruga. Porém, eu não os considero essenciais pra série e tampouco garantia de qualidade nos episódios. Há muitas histórias excelentes sem os dois, como várias do restaurante e a saga do Natal, assim como há muitas bem chatas com os dois, como o episódio do violão do Seu Madruga e a saga do escorpião. Claro, isso tudo em minha opinião.

11 – Qual é o personagem que você não gosta em Chaves?
C: Isso não há. Gosto de todos os personagens da série.

12 – Qual é o seu episódio preferido em Chapolin?
C: Esse lance de “episódios favoritos” varia bastante comigo… Algumas vezes gosto mais de um, outras vezes gosto mais de outro. No momento, o meu episódio favorito da série é o Não confunda ‘a casa está caindo de velha’ com ‘a velha está caindo da casa’.

13 – O que você aprendeu com as séries de Chespirito?
C: Várias coisas, mas destaco uma muito importante: humor não é sinônimo de alta tecnologia nem de sexo. Se assim fosse, CH não teria feito o sucesso que fez e que ainda faz e já teria sido esquecido pelo tempo.

Deixe um comentário